03 novembro 2012

Ponto Cruz como fazer?


O ponto cruz é um ponto fácil de aprender em qualquer idade. Pode ser feito tanto da esquerda para a direita, como da direita para a esquerda, mas é importante que os fios superiores do ponto cruz fiquem sempre na mesma direção em todo o desenho.

Você vai precisar de: Tesoura, linha para bordar, agulha e tecido.

Tire um fio da meada e dobre-o ao meio. Enfie a parte da argola no buraco da agulha e puxe até ficar com as extremidades da linha relativamente curtas. No avesso do tecido, enfie a agulha por entre a trama, de modo a que não se note do lado do direito e puxe até ficar com uma pequena argola:


Enfie a agulha por dentro da argola e puxe com cuidado, sem repuxar a trama do tecido.


Enfie a agulha no furo do tecido onde pretende começar a trabalhar, no sentido avesso-direito. E é só começar a bordar!
Agora no lado certo você começa o bordado, eu costumo primeiro a desenhar no tecido antes de bordar, é mais rápido e não deixa você errar. Costumo usar aquelas canetas gel/glitter, ao encostar no tecido ela já faz o sinalzinho e se você errar é só lavar com detergente ou shampoo que sai. 

Você precisa começar do avesso para a frente. 


Preste atenção nos pontinhos do cânhamo. Você vai segui-los no bordado.
O primeiro: um ponto para o lado, subindo na diagonal. Coloque a agulha reta, sempre reta, passe pelo avesso e volte pelo ponto debaixo.

Mais um…


… e vai ficar assim.


Ao final da carreira, você terá algo parecido com isso. Então, será a hora de voltar: a mesma coisa, mas na direção contrária.


 Se desejar quando voltar ao início, você vai começar a nova carreira. Dependendo do lado q você quer que o desenho siga vai determinar onde você começa a nova carreira.

Quando terminar o bordado é importante fazer um bom acabamento. Para não desmanchar e não ficar aqueles nozinhos em baixo. Sempre do lado avesso do tecido.


 De um nozinho e passe o resto da linha pelas demais pontos.



Corte o restante da linha. E pronto!!!






















2 comentários:

  1. Olá flor, fique a vontade para copiar qtos gráficos quiser , obrigada pela visita, torne se minha seguidora, eu já estou te seguindo rsrsss, um abraço.
    Ângela

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho e pela visita, volte sempre! Vou ficar atenta ao teu blog ele sempre tem coisas boas pra compartilhar. Beijos até mais...Fabinha

    ResponderExcluir

Olá pessoal podem comentar à vontade, fico muito feliz com os comentários, dicas e duvidas. Procuro responder todos, pode demorar um pouquinho mas sempre respondo. beijinhuxxx até mais.